Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pressão americana

Trump sugere acordo com Cuba e diz que ilha deve voltar a ser “livre”

trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, aumenta pressão sobre Cuba (Foto: Doug Mills/EFE/EPA/POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu na noite de sábado (31) que pode chegar a um “acordo” com Cuba após o anúncio de tarifas para os países que lhe fornecem petróleo e disse confiar que a ilha “voltará a ser livre”.

O republicano fez essas declarações a bordo do Air Force One quando a imprensa o questionou sobre as palavras da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, que advertiu que cortar o fornecimento de petróleo a Cuba provocará uma crise humanitária.

“Não há motivo para haver uma crise humanitária. Acredito que eles provavelmente virão até nós e vão querer fazer um acordo. Então, Cuba voltará a ser livre. Eles virão até nós e farão um acordo”, afirmou o presidente.

O republicano destacou que Cuba está em “uma situação muito ruim” porque “vivia do dinheiro e do petróleo da Venezuela, mas nada disso está chegando” desde que os EUA capturaram Nicolás Maduro em 3 de janeiro.

Ele acrescentou ainda que Sheinbaum foi “muito boa” porque, segundo ele, pediu que o México também parasse de enviar petróleo para a ilha e ela concordou.

Trump assinou na quinta-feira uma ordem executiva para impor tarifas aos países que fornecem petróleo à ilha. O regime cubano classificou a medida como “fascista”, que na prática significa um estrangulamento energético para a ilha, e Sheinbaum anunciou que o México buscará “diferentes alternativas” para apoiar o povo cubano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.