
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que autorizou a documentação para impor uma tarifa de 5% ao México caso o país vizinho não libere imediatamente 246,6 milhões de metros cúbicos pendentes, conforme o Tratado de Águas.
Trump afirma que o México descumpriu o tratado, o que afetou seriamente plantações e a atividade pecuária no estado do Texas.
O presidente americano destacou que o México ainda deve mais de 986,4 milhões de metros cúbicos acumulados nos últimos cinco anos e advertiu que, enquanto o tratado não for cumprido, os agricultores americanos continuarão sofrendo danos econômicos.
"Quanto mais o México demorar a liberar a água, mais prejudicados serão nossos agricultores", afirmou o mandatário em sua conta na Truth Social.
A advertência de Trump ao México foi feita poucas horas depois de ele se reunir na Casa Branca com um grupo de líderes agrícolas do sul do Texas que, junto com o governador Greg Abbott e o senador republicano Ted Cruz, têm buscado pressionar o país vizinho para que cumpra o acordo de águas de 1944, que regula a gestão dos rios Colorado, Bravo e Conchos que cruzam ambas as nações.
De acordo com o tratado, os Estados Unidos devem enviar 1,85 bilhão de metros cúbicos anuais do rio Colorado ao México, que por sua vez deve repassar ao país vizinho 2,185 bilhões de metros cúbicos do rio Bravo em ciclos de cinco anos.
A ameaça foi feita no mesmo dia em que a secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, reconheceu que o setor agrícola enfrenta uma crise pior do que qualquer uma que a maioria dos produtores americanos já haviam vivido.
VEJA TAMBÉM:




