Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente dos EUA

Trump volta a sugerir que Gaza fique sob controle dos EUA: “Seria uma coisa boa”

O presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS)

Ouça este conteúdo

Durante coletiva ao lado do premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, no Salão Oval da Casa Branca nesta segunda-feira (7), o presidente Donald Trump voltou a defender o controle dos Estados Unidos sobre Gaza, chamando o local de “importante território”. Segundo ele, os EUA poderiam estabelecer uma “zona de liberdade” na região, caso assumisse o comando do enclave palestino.

“Ter uma força de paz como os Estados Unidos ali, controlando e possuindo a Faixa de Gaza, seria uma coisa boa”, afirmou Trump.

Trump defendeu a possibilidade de deslocar a população civil palestina de Gaza para outros países, alegando que "há muitos países que aceitariam" os 2,1 milhões deslocados. O presidente americano indicou que isso transformaria Gaza em uma "zona de liberdade", onde "as pessoas não serão mortas todos os dias". ​

Trump já havia sugerido anteriormente transformar Gaza em uma zona pacífica sob supervisão internacional, com potencial turístico. Em suas palavras, uma “Riviera do Oriente Médio”.

A fala de Trump vai de encontro à resistência de nações árabes e aliados regionais, que rejeitam qualquer plano de deslocamento de civis palestinos, o que poderia, na visão dessas nações, ser considerado crime de guerra. Apesar disso, o presidente americano defende a iniciativa como uma alternativa viável para pacificar a região e permitir o desenvolvimento do território.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.