
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (10) que cogita enviar outro grupo de ataque de porta-aviões ao Oriente Médio para pressionar o Irã, com quem Washington retomou negociações para um acordo nuclear.
No final de janeiro, o Pentágono já havia enviado para o Oceano Índico o grupo de ataque do porta-aviões de propulsão nuclear USS Abraham Lincoln, que inclui cruzadores de mísseis guiados, navios de guerra antiaéreos e destróieres e fragatas antissubmarino.
“Temos uma armada a caminho e outra pode ir também”, disse Trump nesta terça-feira, em declarações publicadas pelo site americano Axios e pela emissora israelense Canal 12.
“Ou chegaremos a um acordo ou teremos que fazer algo muito duro como da última vez”, afirmou o presidente americano, em referência ao ataque que os Estados Unidos realizaram em junho do ano passado contra instalações nucleares do Irã.
Em 2018, Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear que havia sido assinado em 2015 entre o Irã e seis potências, para que o programa nuclear iraniano se restringisse a fins pacíficos, e retomou sanções a Teerã.
Entretanto, desde que voltou à Casa Branca, em janeiro do ano passado, o republicano vem pressionando o Irã para que faça outro acordo.
Na última sexta-feira (6), representantes dos EUA e do Irã realizaram negociações em Omã e a expectativa de Trump é que a segunda rodada de conversas aconteça na próxima semana.
VEJA TAMBÉM:







