Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No funeral do Papa

Trump e Zelensky se encontram pela primeira vez desde o bate-boca na Casa Branca

Zelensky e Trump - Vaticano
Encontro durou 15 minutos e foi avaliado por Zelensky como uma “ótima reunião” (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

Na manhã deste sábado (26), antes da missa que deu início ao funeral do papa Francisco, o presidente norte-americano Donal Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontraram-se pela primeira vez desde a discussão tensa entre os pares em fevereiro, na Casa Branca. Na ocasião, Trump e seu vice-presidente, J.D. Vance, confrontaram duramente Zelensky com críticas à postura do líder ucraniano em relação à guerra e ao apoio americano.

O encontro deste sábado aconteceu na própria basílica de São Pedro, no Vaticano. Segundo Steven Cheung, diretor de comunicações da Casa Branca, o tom da conversa, de aproximadamente 15 minutos, foi positivo. “Eles se encontraram em particular hoje e tiveram uma conversa muito produtiva. Mais detalhes sobre a reunião serão divulgados em breve”, disse o porta-voz. 

Após a missa, Zelensky publicou em suas redes sociais sua avaliação sobre o encontro. “Ótima reunião. Discutimos bastante, individualmente. Esperamos resultados em tudo o que abordamos. Protegendo as vidas do nosso povo. Cessar-fogo total e incondicional. Uma paz confiável e duradoura que impedirá o início de outra guerra. Uma reunião muito simbólica com potencial para se tornar histórica, se alcançarmos resultados conjuntos. Obrigado”, publicou o ucraniano.

Um representante do governo ucraniano informou que Trump e Zelensky concordaram em reunir-se novamente no próximo sábado (3).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.