• Carregando...

O governo de Tóquio divulgou dados nesta quinta-feira (26) que mostram que a expectativa de vida de mulheres no Japão caiu, após o terremoto e a tsunami que assolaram o país em março de 2011.

De acordo com informações do Ministério da Saúde e do Trabalho, o número caiu de 86,3 anos, no senso de 2010, para 85,9 anos, em 2011, fazendo o país cair do topo da lista de maior longevidade feminina no mundo pela primeira vez em 26 anos.

Ainda segundo os números, 56% das vítimas da tragédia tinham mais de 65 anos e três quartos dos que ainda estão desaparecidos tem mais de 60 anos. Mais de 16 mil pessoas morreram no desastre e aproximadamente 3 mil ainda não foram encontradas. Cerca de 90% das vítimas morreu de afogamento ou de ferimentos causados pela tsunami, pois as cidades mais atingidas foram comunidades pesqueiras, com uma grande parcela de idosos que não conseguiu fugir das ondas ou ficou presa em casa.

O alto número de suicídios também contribui para a queda na expectativa de vida das japonesas, segundo o ministério. Em todo o país, mais de 30 mil pessoas se mataram no ano passado, na 14ª alta consecutiva do dado. Os casos têm diminuído entre a população masculina, mas aumentado significantemente entre as mulheres, de acordo com o governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]