• Carregando...

Um pescador filipino acidentalmente pegou e, posteriormente consumiu, um tubarão megamouth, uma das espécies mais raras do mundo. Existem apenas 40 registros de encontros com a espécie, informou o WWF nesta terça-feira (7).

O tubarão de 500 quilos e 4 metros de comprimento morreu lutando com a rede do pescador no dia 30 de março, na costa da ilha de Burias, região central das Filipinas. Ele foi levado para Donsol, na Província de Sorsogon, onde foi cortado e comido, disse Gregg Yan, porta-voz do WWF Filipinas.

Yan disse que o gerente de do projeto Donsol do o WWF, Elson Aca, tirou fotografias do megamouth e tentou fazer com que o pescador desistisse de comer o tubarão. Carne de tubarão é o principal ingrediente das iguarias locais.

O primeiro megamouth foi descoberto no Havaí em 1976, fazendo com que os cientistas criassem um nova família e gênero para tubarões.

Os megamouths têm bocas enormes, mas são dóceis e se alimentam filtrando a água do mar. Yan disse que o estômago do megamouth encontrado em Burias revelou que ele se alimentava de larvas de camarão.

Yan disse que o peixe foi registrado como "megamouth 41", já que foi o 41º registrado no mundo, pelo Museu de História Natural da Flórida. Foi o oitavo encontrado em mares filipinos.

Ele disse que o megamouth foi capturado a 22 metros de profundidade, águas também frequentadas pelo tubarão baleia, ameaçado de extinção. O tubarão baleia é o maior peixe do mundo e também alimenta-se de plâncton por filtração.

Aça disse que a presença de duas das três espécies de tubarões que alimentam por filtragem, além de arraias manta e golfinhos, indica que o ecossistema marinho da região

ainda está relativamente saudável e deve continuar a ser protegido.

Yan pediu ao pescador que encontrou o megamouth que comunicasse imediatamente as autoridades ou o WWF.

Outros megamouths foram encontrados na Califórina, Japão, Taiwan, Indonésia, Brasil, Equador, Senegal, África do sul, México e Austrália. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]