• Carregando...
 | HANDOUT/REUTERS
| Foto: HANDOUT/REUTERS

Pelo menos 717 peregrinos morreram esmagados nesta quinta-feira (24) em Mina, nos arredores da cidade sagrada muçulmana de Meca, onde cerca de 2 milhões de pessoas realizam a peregrinação anual do Hajj, disseram as autoridades sauditas. Chegou-se a divulgar um número superior a 800 mortes, mas o serviço de resgate logo revisou a informação.

Outras centenas de pessoas ficaram feridas no tumulto ocorrido na Rua 204 da cidade de Mina, localidade onde os peregrinos permanecem hospedados por vários dias durante para o evento e que está situada a poucos quilômetros de Meca.

Mais de 220 ambulâncias e 4 mil pessoas trabalham na ajuda aos feridos.

Veja imagens da tragédia.

Entenda como é a peregrinação sagrada dos muçulmanos

O Hajj é um dos rituais mais importantes do Islamismo. É uma série de ações nos arredores da cidade santa de Meca, na Arábia Saudita, que todo muçulmano deve fazer ao menos uma vez na vida, segundo os preceitos da religião -- a não ser que as condições de saúde ou financeiras do fiel não permitam.

Leia a matéria completa

A peregrinação já foi palco de desastres mortais no passado, incluindo corre-corres, incêndios em barracas e distúrbios.

A segurança durante o Hajj é uma questão politicamente sensível para a dinastia Al Saud, que controla a Arábia Saudita e se apresenta internacionalmente como guardiã do Islã ortodoxo e responsável por seus locais mais sagrados em Meca e Medina.

O governo gastou bilhões de dólares na modernização e expansão da infraestrutura para o evento anual e em tecnologia de controle de multidão nos últimos anos. O último grande incidente com mortes havia ocorrido em 2006, quando pelo menos 346 peregrinos morreram em um tumulto.

A Rua 204 é uma das duas principais artérias que conduzem do acampamento em Mina para Jamarat, onde os peregrinos realizam o ritual de apedrejamento do diabo, atirando pedras em três grandes pilares. Jamarat foi também o local do desastre de 2006 e vários outros.

Os esforços para melhorar a segurança em Jamarat incluíram a ampliação dos três pilares e a construção de uma ponte de três níveis em torno deles para aumentar a área e o número de pontos de entrada e saída para os peregrinos que cumprem o ritual.

Há duas semanas, 110 pessoas morreram na Grande Mesquita de Meca quando um guindaste operando num projeto de expansão desabou durante uma tempestade e esmagou peregrinos que estavam embaixo.

Tragédias são recorrentes em peregrinações a Meca; relembre

As peregrinações a Meca para rituais sagrados do Islamismo são acompanhadas de tumultos, embora o governo saudita tenha investido em infraestrutura nos últimos anos.

Leia a matéria completa

Seis equipes de emergência prestam os primeiros socorros aos feridos no local da tragédia e orientam os peregrinos para “rotas alternativas”.

Até o momento não foram divulgados os motivos que teriam provocado uma correria.

Hajj

Mais de dois milhões de muçulmanos iniciaram nesta semana o Hajj, a peregrinação sagrada a Meca. Todo seguidor da religião deve comparecer ao menos uma vez na vida ao evento, anual, desde que possua meios financeiros suficientes para tal.

Neste ano, o Hajj acontece entre 22 e 26 de setembro. Um dos principais rituais consiste em dar sete voltas ao redor da Cabaa, a construção mais sagrada do islã, localizada no pátio central da Grande Mesquita -- local para onde os muçulmanos se voltam ao realizar suas orações.

A peregrinação, considerada o maior encontro anual de pessoas no mundo, também inclui uma série de outros procedimentos, como orações, caminhadas e sacrifício animal.

  • Muçulmanos caminham por corredores lotados durante a peregrinação do Hajj
  • Mina é uma cidade próxima a Meca que serve de passagem e hospedagem para peregrinos. Na imagem, uma ambulância passa em frente às tendas para receber os peregrinadores
  • Ruas de Mina são tomadas pelos peregrinos. O grande número de fieis levou ao tamanho assustador desta tragédia
  • Socorristas atendem homem ferido durante o tumulto em Mina
  • Policiais orientam a caminhada dos peregrinos logo após o acidente
  • Uma ambulância percorre as ruas de Mina para o atendimento aos feridos
  • Médicos atendem peregrino ferido durante tumulto desta quinta-feira
  • Muçulmano senta-se ao lado de um dos mortos na tragédia em Mina
  • Socorristas carregam um dos feridos no trágico evento
  • Ambulâncias e socorristas atendem feridos nesta imagem aérea do local da tragédia
  • Socorristas colocam um corpo em uma ambulância na cidade de Mina
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]