O monumento mais visitado da Espanha, a extravagante Catedral da Sagrada Família, em Barcelona, pode desabar se forem levados adiante os planos para construir uma ferrovia de alta velocidade por baixo da maravilha arquitetônica, disseram seus construtores na quarta-feira.
A catedral de Antonio Gaudi, que está em construção há 125 anos e ainda está inacabada, é famosa por seu design revolucionário que misturou decoração art-nouveau com técnicas de engenharia inusitadas.
Suas torres em forma de roca, com 170 metros de altura, são o ponto de referência mais conhecido de Barcelona.
Agora os construtores que levam adiante a obra de Gaudi, morto em 1926, temem que uma linha ferroviária proposta que passaria diretamente abaixo da fachada de 22 mil toneladas da catedral poderiam colocar em risco sua entrada grandiosa.
Os milhares de visitantes que diariamente visitam a Sagrada Família, considerado pela Unesco um dos patrimônios culturais da humanidade, também podem correr risco, disseram os construtores.
"A base da Sagrada Família é muito fina, e o túnel proposto coloca a coisa toda em risco. A catedral não é uma construção convencional, e a geologia é muito complicada", disse Joan Rigol, diretor dos trabalhos de construção.
O traçado proposto pela agência espanhola de infra-estrutura ferroviária situaria o túnel a apenas 75 centímetros de distância dos suportes especiais adjacentes aos alicerces da catedral. Ademais, geólogos avisaram que o muro de apoio do túnel sugeria água corrosiva do mar para dentro dos alicerces da catedral.
Geólogos e engenheiros do projeto, com o apoio de acadêmicos estrangeiros, disseram que simplesmente há incógnitas demais do plano, que, afirmam, teve seu traçado afastado da rota pela qual passaria debaixo de casas, devido aos riscos de desabamento que provocaria.
"A posição deles é que tudo é tecnicamente possível. Os estudos também diziam que o Titanic não afundaria. O melhor é evitar os riscos," disse Maria Rosa Suarez, representante da Espanha no Conselho Internacional sobre Monumentos e Sítios, em coletiva de imprensa em Madri.
O plano de escavar o túnel de 12 metros de largura debaixo da Sagrada Família precisará conseguir a aprovação das autoridades municipais, mas alguns nacionalistas catalães já estão dizendo que a obra projetada é uma conspiração espanhola para humilhar a região autônoma.
"Colocar deliberadamente em risco um sítio que é patrimônio mundial é um ato de vandalismo inconsequente", escreveu em carta de apoio o professor Mark Schuster, do departamento de planejamento urbano do Massachusetts Institute of Technology.
O túnel proposto ligaria Barcelona a Girona e, mais tarde, à França. Uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Madri e Barcelona está prevista para ficar pronta ainda este ano. A Catedral da Sagrada Família recebe 2,5 milhões de visitantes por ano, mais que qualquer outro monumento na Espanha.



