• Carregando...

As autoridades turcas começaram os preparativos para construir um muro de aproximadamente dois metros de altura e arame farpado em alguns pontos da fronteira com a Síria, para impedir que refugiados entrem no país de maneira ilegal além de prevenir atos de contrabando. Cerca de 250 mil refugiados sírios vivem em abrigos na fronteira, que tem 900 quilômetros de extensão, e outros 250 mil em outras regiões do país, inclusive Istambul e Ancara.

Na segunda-feira (7), a segunda brigada da fronteira iniciou os trabalhos de escavação perto da cidade de Nusaybin, na fronteira com a cidade síria de Qamishli, a cerca de mil quilômetros da capital turca - e onde curdos, unidades rebeldes e tribos árabes se enfrentaram regularmente.

"É extremamente fácil atravessar a fronteira ilegalmente. É quase como se não houvesse fronteira", disse um funcionário do governo, que pediu para não ser identificado.

Em declarações a emissora "NTV", o ministro de Alfândegas e Comércio, Hayati Yazici, confirmou que o governo assinou um protocolo com o exército para a construção do muro.

"Quando o muro estiver pronto, a segurança ao longo da fronteira estará em um nível superior", afirmou Yazici, que informou que serão usadas câmeras de vídeo e sistema de raios X para melhorar a segurança nessa área da fronteira.

A Turquia enviou tropas adicionais à fronteira nas últimas semanas. No mês passado, rebeldes ligados à al-Qaeda entraram em confronto com os curdos na cidade de Atma, na fronteira com a província turca de Hatay.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]