• Carregando...

O governo da Turquia confirmou nesta quinta-feira que oito turcos e um americano de origem turca foram mortos no início da semana no ataque israelense a uma frota de seis navios de ajuda humanitária. As embarcações, que transportavam ativistas pró-palestinos, tentaram furar o bloqueio imposto à Gaza por Israel. O ataque, ocorrido na segunda-feira, provocou reações de protesto em todo o mundo.

O gabinete do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, divulgou hoje um comunicado identificando as nove vítimas, todos homens entre 19 e 61 anos, o mais jovem dos quais era o turco com cidadania norte-americana.

Depois de examinados em Istambul, os corpos foram entregues a familiares, segundo o comunicado. A perícia identificou marcas de tiros em todos os ativistas e apontou que um deles foi morto à queima roupa.

As circunstâncias exatas das mortes só serão determinadas pelo exame de balística, que deverá ser concluído em cerca de um mês, afirma o comunicado. As vítimas estavam todas a bordo do navio turco Mavi Marmara, que liderava a frota humanitária.

Israel afirma que soldados seus foram atacados por passageiros da embarcação, mas os ativistas alegam que a ofensiva partiu dos israelenses. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]