Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tensão

Turquia derruba avião russo perto da fronteira com a Síria

Sequência mostra a queda do avião russo na fronteira da Turquia com a Síria | STRINGER/REUTERS
Sequência mostra a queda do avião russo na fronteira da Turquia com a Síria (Foto: STRINGER/REUTERS)

O governo da Turquia informou ter derrubado nesta terça-feira (24) um avião militar russo que teria invadido seu espaço aéreo na região de fronteira com a Síria.

Em nota, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o alvo foi um avião SU-24 que voava a 6.000 metros de altitude. O governo russo negou a versão de que tenha entrado na área turca. “Durante todo o tempo de voo, o avião estava voando somente dentro das fronteiras do território sírio”, declarou.

A versão oficial russa contraria a narrativa do Exército da Turquia, que afirmou ter alertado o avião dez vezes em um período de cinco minutos sobre a violação do espaço aéreo antes de abatê-lo.

Segundo o ministério, dados preliminares apontam que os dois pilotos do caça conseguirem se ejetar antes da queda, mas a situação deles ainda é indefinida. Agências de notícias chegaram a relatar que ambos estariam em poder de rebeldes sírios, informação não confirmada oficialmente ainda. Segundo a mídia turca, helicópteros russos sobrevoam o local da queda em busca dos pilotos.

As emissoras NTV e CNN-Turk exibiram imagens que seriam da queda do avião em chamas nas montanhas próximas à fronteira turca, perto da província de Hatay.

Ofensivas

O episódio pode agravar ainda mais a crise na região. Forças russas atuam desde 30 de setembro na Síria em aliança com o ditador Bashar al-Assad para combater a facção extremista Estado Islâmico. Uma coalizão internacional, formada por França e Estados Unidos, também tem realizado ataques contra o EI, mas, ao contrário de Moscou, faz oposição ao governo de Assad.

O governo turco se opõe a Assad e vinha alertando a Rússia para não invadir seu espaço aéreo. Em outubro, a Otan, aliança militar ocidental da qual a Turquia faz parte, chegou a alertar que estava preparada para defender o território turco da ameaça provocada pela intervenção russa na Síria.

A derrubada do avião russo ocorre ainda em meio a uma nova parceria entre França e Rússia para agir na Síria após os atentados de 13 de novembro em Paris. O presidente francês, François Hollande, vai a Washington negociar com o presidente Barack Obama uma aproximação militar dos russos, assim como pretende ir a Moscou discutir o assunto com o presidente Vladimir Putin.

Nesta quinta (26), o primeiro-ministro britânico, David Cameron, apresenta ao Parlamento proposta para se juntar à coalizão de ataques ao EI na Síria.

Circunstâncias

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, recebeu informações da queda do chefe do Exército, enquanto o premiê, Ahmet Davutoglu, ordenou consultas com a Otan, a ONU e países relacionados, disseram os gabinetes de ambos.

O grupo de monitoramento Observatório Sírio para Direitos Humanos informou que o avião de guerra caiu em uma área montanhosa na província de Latakia, onde houve um bombardeio aéreo anteriormente e onde forças pró-governo lutam no solo contra insurgentes.

Imagens da emissora privada turca Haberturk TV mostraram o avião caindo em chamas e uma longa faixa de fumaça.

Imagens separadas da agência turca Anadolu mostraram dois pilotos saindo de paraquedas do jato antes da queda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.