Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
prisão

Turquia detém mais 42 pessoas acusadas de participação em tentativa de golpe

Foram expedidos mandados de prisão contra mais de 30 pessoas

Policiais turcos realizam operação em Istambul, capital do país | GURCAN OZTURKAFP
Policiais turcos realizam operação em Istambul, capital do país (Foto: GURCAN OZTURKAFP)

A polícia da Turquia deteve 42 pessoas, incluindo acadêmicos, por supostas ligações a um clérigo muçulmano que vive nos Estados Unidos, acusado de ter influenciado a tentativa de golpe contra o governo de Recep Tayyip Erdogan. A tentativa de golpe de estado completa aniversário de um ano nesta semana.

Segundo a agência de notícias oficial da Turquia, a Anadolu, as operações foram direcionadas pela segunda vez a pessoas que trabalham na Universidade de Bogazici e na Universidade de Medeniyet. O professor da Bogazici Koray Caliskan, que é crítico ao governo Erdogan, e 19 professores da universidade de medicina de Medeniyet estão entre os detidos.

O governo turco culpa o clérigo Fethullah Gulen por ter planejado a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho e, como resposta, prendeu mais de 50 mil pessoas por supostas ligações a grupos terroristas. Gulen nega as acusações.

De acordo com a agência, foram expedidos mandados de prisão contra mais de 30 pessoas. 

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.