• Carregando...
Igreja de São Salvador em Cora, em Istambul, foi construída no século 12 e funciona como um museu desde 1945
Igreja de São Salvador em Cora, em Istambul, foi construída no século 12 e funciona como um museu desde 1945| Foto: EFE/EPA/SEDAT SUNA

A Igreja de São Salvador em Cora, em Istambul, na Turquia, será transformada numa mesquita a partir de 23 de fevereiro, segundo informou a agência de notícias Fides, ligada ao Vaticano. O local, construído no século 12, funciona como um museu desde 1945.

A decisão havia sido anunciada em 2020 pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, um mês depois da mesma medida ser imposta à Igreja de Santa Sofia.

A mudança deveria ocorrer em outubro do mesmo ano, mas foram necessárias obras de restauração. Agora, a alteração será colocada em prática.

A Igreja de São Salvador em Cora era uma igreja medieval bizantina decorada com afrescos do século 14 que retratam o Juízo Final. O local foi convertido em mesquita em 1511 e seus afrescos e mosaicos foram cobertos, mas não destruídos. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um museu após um grande processo de restauração.

Em entrevista em 2020 ao jornal Il Giornale Dell’arte, o professor emérito de história na Universidade da Pensilvânia e especialista em arquitetura bizantina Robert G. Ousterhout disse que a decisão de Erdogan era uma “tentativa flagrante de apagar a rica herança bizantina de Istambul”.

“É uma manobra puramente política, que instiga os seus apoiadores ao zombar do Ocidente”, criticou Ousterhout.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]