• Carregando...
Comboio de civis seguia para territórios controlados pela Rússia para buscar familiares e entregar ajuda humanitária
Comboio de civis seguia para territórios controlados pela Rússia para buscar familiares e entregar ajuda humanitária| Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condenou o ataque com mísseis da Rússia que atingiu nesta sexta-feira (30) um comboio humanitário em Zaporizhzhia, no sul do país, e que, segundo Kyiv, matou 26 civis.

“Os ocupantes [em alusão às forças russas que estão no país] lançaram 16 mísseis em uma única manhã contra Zaporizhzhia e o distrito circundante. Só completos terroristas que não têm lugar no mundo civilizado podem fazer algo assim”, escreveu Zelensky na plataforma de mensagens Telegram.

O presidente ucraniano acrescentou que, com esse ataque, Moscou busca “vingança” pela firmeza de Kyiv em repelir a invasão russa e por seus próprios fracassos na ofensiva militar.

“Escória sanguinária! Fiquem certos de que vocês serão responsabilizados por cada vida ucraniana perdida”, declarou Zelensky, ressaltando que as forças russas também atacaram áreas residenciais nas regiões de Mikolayev e Dnipropetrovsk.

Em Zaporizhzhia até agora, foram contabilizadas 26 mortes causadas pelo ataque, que também feriu 81 pessoas, incluindo várias crianças, de acordo com as autoridades ucranianas.

A imprensa ucraniana informou que o comboio de civis estava deixando Zaporizhzhia a caminho de territórios controlados pela Rússia na mesma província para buscar familiares e entregar ajuda humanitária.

O ataque aconteceu poucas horas antes de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinar a anexação dos territórios ucranianos parcialmente ocupados de Zaporizhzhia, Kherson, Donetsk e Luhansk ao país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]