Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão na Europa

Ucrânia acusa separatistas de sequestrarem observadores internacionais

Separatistas alegam que só reteram o veículo para checar a identidade das pessoas a bordo

O Ministério do Interior da Ucrânia acusou nesta sexta-feira (25) separatistas pró-Rússia de sequestrar sete observadores da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de cinco militares ucranianos e o motorista do ônibus em que os observadores e os militares viajavam perto de Slaviansk, na região leste ucraniana.

Líderes dos ativistas pró-Rússia em Slaviansk confirmaram à BBC britânica que o ônibus foi retido, mas disseram que a intenção era checar a identidade das pessoas a bordo.

O incidente aumenta as tensões na região, um dia depois de autoridades ucranianas anunciarem a morte de cinco separatistas em Slaviansk e, em represália, os russos intensificarem os exercícios militares na fronteira dos dois países.

O envio de monitores da OCDE para acompanhar a crise no leste da Ucrânia era um dos pontos do frágil acordo firmado entre russos e ucranianos, com a participação da União Europeia e dos EUA.

Segundo testemunhas, o ônibus retido não levava integrantes da principal missão da OCDE, mas observadores militares desarmados de alguns países-membros do bloco, entre eles a Alemanha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.