• Carregando...
Soldados ucranianos se aquecem nas imediações de Kiev, neste domingo
Soldados ucranianos se aquecem nas imediações de Kiev, neste domingo| Foto: EFE/ Alisa Yakubovych

As forças ucranianas mantêm o controle de Kharkiv, segunda maior cidade do país (localizada a nordeste), afirmou o governador Oleg Sinegoubov, horas depois de anunciar um avanço de tropas russas e confrontos nas ruas. A informação é da Agência France-Presse.

Em sua conta no Facebook, Sinegoubov alertou para uma "incursão de veículos leves do inimigo russo na cidade de Kharkiv, incluindo a parte central". Os combates começaram na manhã deste domingo (27), em diferentes pontos da cidade. "Não deixe seus abrigos!", ele orientou os civis, por meio da rede social, segundo a CNN.

Com 1,4 milhão de habitantes, Kharkiv é o segundo município mais importante da Ucrânia e fica a cerca de 400 quilômetros ao leste da capital. Segundo autoridades locais, apesar de bombardeios registrados nesta noite, Kiev segue sob controle das forças ucranianas.

A investida russa contra civis motivou a Ucrânia a apresentar um processo contra a Rússia na Corte Internacional de Justiça (CIJ), tribunal superior da ONU, com sede em Haia, na Holanda, afirmou neste domingo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O líder ucraniano declarou que "o que os invasores estão fazendo em Kharkiv, Okhtyrka, Kiev, Odessa e outras cidades e vilas merece ser julgado por uma corte internacional". Os últimos números da agência de refugiados da ONU (Acnur) mostram que 368 mil pessoas já fugiram do país, desde o início da guerra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]