
Ouça este conteúdo
Autoridades das Forças Armadas da Ucrânia anunciaram neste domingo (14) que um ataque com drones atingiu a refinaria de Kirishi, uma das maiores da Rússia, na região de Leningrado.
"Na madrugada de 14 de setembro de 2025, unidades das Forças de Sistemas Não Tripulados e Forças de Operações Especiais das Forças Armadas da Ucrânia, em cooperação com outros componentes das Forças de Defesa da Ucrânia, lançaram um ataque à refinaria de petróleo Kirishi na região de Leningrado", escreveu o Estado-Maior em publicação nas redes sociais.
A declaração acrescenta que explosões e incêndios foram registrados e os resultados do ataque estão sendo esclarecidos.
De acordo com o Estado-Maior, Kirishi produz cerca de 80 tipos de derivados, incluindo gasolina automotiva, diesel e combustível de aviação, além de ser usada para suprir as necessidades das Forças Armadas russas.
As Forças de Operações Especiais especificaram em uma mensagem no Telegram que essa é uma das principais refinarias da Rússia em termos de volume de processamento de petróleo, totalizando cerca de 20 milhões de toneladas por ano.
Ainda em Leningrado, neste domingo um maquinista morreu após o descarrilamento de dois trens na região de Leningrado, caso que está sendo investigado como possível sabotagem, informou o governador Alexandr Drozdenko.
O descarrilamento da locomotiva, que não transportava nenhum vagão, ocorreu no distrito de Gatchina, que abriga o centro administrativo de Leningrado, segundo explicou o governador. No caso do segundo trem, que transportava 15 tanques vazios, o acidente ocorreu durante a noite no distrito de Luzhski, ao sul de Gatchina.
VEJA TAMBÉM:



