Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negociações em andamento

Ucrânia diz que EUA podem assumir usina de Zaporizhzhia se a recuperarem da Rússia

Trump nova ordem mundial Zelensky
O presidente dos EUA, Donald Trump, em reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Salão Oval da Casa Branca, em fevereiro (Foto: EFE/EPA/Jim lo Scalzo/Pool)

Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que em sua conversa por telefone com seu homólogo americano, Donald Trump, discutiu a possibilidade de os EUA assumirem o controle da usina nuclear ocupada de Zaporizhzhia, se conseguirem trazê-la de volta ao controle de Kiev em negociações com a Rússia.

"A conversa foi sobre a usina nuclear, que atualmente está sob ocupação temporária", disse Zelensky em uma entrevista coletiva no início da madrugada desta quinta-feira (20).

"É perigoso porque a Rússia controla a usina nuclear. Ela não está operacional porque a Rússia não sabe como operá-la", acrescentou o presidente ucraniano.

De acordo com um comunicado de imprensa da Casa Branca divulgado nesta quarta-feira (19), Trump falou por telefone com Zelensky sobre a possibilidade de os EUA se tornarem proprietários de usinas de energia ucranianas como uma medida para garantir sua segurança diante da ameaça russa.

A porta-voz não especificou que se tratava apenas da usina elétrica ocupada de Zaporizhzhia, como Zelensky fez mais tarde.

O presidente ucraniano indicou que está disposto a permitir que os EUA assumam a infraestrutura - que foi tomada pelos russos no início da guerra - se a Ucrânia a reconquistar.

"Eu disse a ele que (recuperar) a usina por si só não é suficiente, porque ela precisa ter a infraestrutura adequada, abastecimento de água, pessoal técnico e muitas outras etapas necessárias para que a usina seja lucrativa em um ano e meio ou dois", explicou Zelensky.

O presidente da Ucrânia comentou ainda que Trump lhe perguntou se ele aceitaria a ideia de os EUA assumirem o controle da usina. “Respondi que sim, se houver oportunidade de modernizá-la, investir nela, e assim por diante”, completou Zelensky.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.