• Carregando...
Crianças andam nas ruas do centro de Mariupol, na Ucrânia, em maio de 2022.
Crianças andam nas ruas do centro de Mariupol, na Ucrânia, em maio de 2022.| Foto: EFE/EPA/ALESSANDRO GUERRA

As autoridades da Ucrânia estão procurando 203 crianças desaparecidas, a maioria perdida em zonas de conflito, anunciou nesta segunda-feira (01) a vice-ministra do Interior, Katerina Pavlichenko.

Desde o início da guerra, em fevereiro, 4.242 crianças foram registradas como desaparecidas, mas as autoridades conseguiram encontrar 4.039, acrescentou Pavlichenko.

A vice-ministra forneceu esses dados por ocasião da apresentação do site "Crianças da Guerra", com o qual as autoridades ucranianas querem criar uma plataforma única para todas as instituições envolvidas na busca de crianças e suas famílias.

"Ele contém todas as informações necessárias, para onde ir e como agir quando uma criança desaparece e não há contato", afirmou ela.

A coordenadora do site, Daria Gerasimchuk, disse que muitas crianças desaparecidas no conflito foram enviadas para a Rússia ou para territórios controlados por separatistas pró-Moscou.

As informações publicadas no portal "são um testemunho claro do genocídio de crianças ucranianas e dos crimes contra a humanidade que o exército russo comete todos os dias contra o povo ucraniano", declarou ela ao jornal "Ukrainska Pravda".

Durante a guerra, 358 crianças foram mortas, 693 foram feridas e ao menos 5.754 foram enviadas para territórios controlados pela Rússia junto com suas famílias, de acordo com Gerasimchuk.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]