• Carregando...
Inspetores examinam os corpos de vítimas da queda do MH17 em um trem refrigerado no leste da Ucrânia | Reuters/Maxim Zmeyev
Inspetores examinam os corpos de vítimas da queda do MH17 em um trem refrigerado no leste da Ucrânia| Foto: Reuters/Maxim Zmeyev

Presidente da Ucrânia ordena cessar-fogo no local da queda

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ordenou nesta segunda-feira um cessar-fogo em um raio de 40 quilômetros ao redor do local da queda do Boeing 777 da Malaysia Airlines.

"Eu dei a ordem. Os militares ucranianos não devem realizar operações nem abrir fogo em um raio de 40 quilômetros ao redor do local da tragédia", disse.

O avião caiu próximo à localidade de Grabovo, na região leste de Donetsk. Os combates entre as forças ucranianas e os separatistas pró-Rússia aumentaram após a queda da aeronave, apesar da comunidade internacional ter pedido uma trégua para se investigar as circunstâncias da tragédia.

Leia a matéria completa.

A Ucrânia está disposta a entregar para a Holanda os corpos dos mortos no acidente do avião da Malaysia Airlines para que as autópsias sejam feitas neste país, disse nesta segunda-feira (21) o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk.

"Em relação às autópsias e aos exames legistas das pessoas falecidas, em Amsterdã se encontra uma das clínicas mais desenvolvidas do mundo, e o governo ucraniano está disposto a transportar todos os corpos para lá para que se realizem os exames necessários", afirmou Yatseniuk em entrevista coletiva em Kiev.

O chefe do governo disse que o acidente do avião é uma "terrível tragédia internacional", um "crime internacional contra a humanidade que deve ser investigado por uma comissão internacional".

"Concordamos que a chefia e a coordenação das investigações seja assumida pela Holanda, o país mais afetado, com a cooperação de toda a comunidade internacional", afirmou.

Dos 298 mortos na tragédia, 198 eram holandeses. O avião, segundo o governo da Ucrânia e parte da comunidade internacional, foi derrubado por um míssil.

"Temos fotografias do lançamento do míssil", disse Yatseniuk, insistindo que o foguete foi disparado de uma zona controlada pelos separatistas pró-Rússia.

O primeiro-ministro ressaltou que as Forças Armadas da Ucrânia não empregam mísseis terra-ar nas operações contra as milícias separatistas do leste do país.

"O Ministério da Defesa fornecerá toda a informação sobre onde se encontram todos os mísseis de defesa antiaérea", prometeu.

Trem com restos mortais de vítimas partirá à noite, diz equipe holandesa

Reuters

O chefe de uma equipe forense holandesa disse nesta segunda-feira que um trem transportando os restos mortais de vítimas do desastre da companhia aérea da Malásia deverá deixar a região da queda na noite desta segunda-feira com destino a um lugar "onde possamos realizar nosso trabalho".

"O trem vai sair. Não sabemos a hora e o destino. Temos uma promessa: hoje, partirá", disse ele a repórteres na estação ferroviária da cidade de Torez, no leste da Ucrânia.

"Só quero que o trem vá a uma cidade onde possamos realizar nosso trabalho. E isso é do interesse de todos, especialmente das famílias das vítimas."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]