Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no leste europeu

Ucrânia pede que Brasil use influência sobre Moscou para viabilizar encontro com Putin

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrei Sibiga, pediu ao Brasil “que use sua voz de autoridade em seu diálogo com a Rússia” para viabilizar encontro Putin-Zelensky (Foto: EFE/EPA/MYKOLA TYS)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrei Sibiga, informou nesta terça-feira (13) que conversou com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e pediu que o Brasil apoie o cessar-fogo incondicional de 30 dias entre Ucrânia e Rússia, e que use sua influência sobre Moscou para organizar um encontro entre os líderes das duas nações.

“Pedi ao Brasil que apoiasse um cessar-fogo incondicional de 30 dias como base para negociações de paz frutíferas”, escreveu o chanceler ucraniano em uma mensagem em sua conta no X, na qual explicou que havia pedido a Vieira que usasse o relacionamento entre Brasil e Rússia para avançar nas negociações de paz.

“Pedi ao Brasil que use sua voz de autoridade em seu diálogo com a Rússia para tornar esta reunião direta no mais alto nível uma realidade”, disse Sibiga.

O ministro ucraniano também lembrou a disposição do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de viajar a Istambul para se encontrar com o ditador russo, Vladimir Putin.

Embora Putin não tenha esclarecido se comparecerá a Istambul, Zelensky declarou que não concordará em se reunir na quinta-feira na Turquia com nenhum outro representante russo além do chefe do Kremlin.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.