Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recursos raros

Ucrânia planeja assinar acordo de minerais com EUA nas próximas horas, diz emissora

Encontro entre Trump e Zelensky, na Casa Branca, em março (Foto: Jim Lo Scalzo/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A Ucrânia assinará nesta quarta-feira (30) o acordo que permitirá o acesso dos Estados Unidos à exploração de recursos naturais do país, uma condição imposta pelo presidente americano, Donald Trump, como parte de sua mediação no conflito com a Rússia, informou a emissora CNN.

A vice-primeira-ministra e ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, estará nos EUA para assinar o documento, segundo confirmou à emissora uma fonte familiarizada com o processo.

Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinham combinado de assinar o acordo em fevereiro na Casa Branca, mas ele foi adiado devido a uma discussão acalorada entre os dois no Salão Oval.

O acesso a minerais raros na Ucrânia é uma exigência de Trump como forma de compensar os recursos que os EUA destinaram nos últimos anos para apoiar militarmente o país europeu diante da invasão da Rússia.

De acordo com a CNN, o acordo não inclui as garantias concretas de segurança que Zelensky solicitou aos EUA como parte das negociações para acabar com a guerra com a Rússia.

O governo americano tem insistido nos últimos dias que Trump está ficando sem paciência e ameaçou sair da mediação Ucrânia-Rússia se ambos os lados não tomarem medidas concretas nesta semana para acabar com o conflito.

Na segunda-feira, a Rússia declarou unilateralmente uma trégua temporária de três dias, de 8 a 10 de maio, para celebrar o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial.

O Kremlin, no entanto, rejeita a trégua de 30 dias proposta por Zelensky.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.