• Carregando...

Forças do governo da Ucrânia estão sendo reposicionadas em preparo para uma possível nova ofensiva dos separatistas pró-Rússia no leste, disse o ministro da Defesa, Stepan Poltorak, nesta quarta-feira (12).

"Estamos reposicionando nossas Forças Armadas para responder às ações dos combatentes [rebeldes]", disse Poltorak em reunião do governo. O ministro disse ainda que os rebeldes receberam reforços, apesar do cessar-fogo assinado em 5 de setembro entre Ucrânia, Rússia e os separatistas.

A Otan confirmou que vários comboios militares russos, incluindo tanques, artilharia e tropas de combate, entraram nos últimos dois dias no leste da Ucrânia. "Nos últimos dois dias, observamos a mesma coisa que a OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa). Vimos colunas de equipamento russo, tanques russos, sistemas de defensa antiaérea russos, artilharia russa e tropas de combate russas entrando na Ucrânia", disse nesta quarta o comandante-em-chefe da Aliança Atlântica, Philip Breedlove.

A Ucrânia e seus aliados ocidentais acusam a Rússia de enviar aos rebeldes separatistas armas e tropas, o que Moscou nega. Um porta-voz militar da Ucrânia já havia dito na terça-feira (11) que os rebeldes estavam reforçando suas tropas, inclusive ao redor do porto da cidade de Mariupol. Mais de quatro mil pessoas já morreram nos confrontos entre separatistas e ucranianos.

Conflito

Nesta quarta, os disparos de artilharia se intensificaram perto de Donetsk, reduto separatista pró-russo no leste da Ucrânia, informaram jornalistas da AFP. Os disparos, mais intensos do que nos últimos dias, começaram nas primeiras horas da manhã e pareciam dirigidos contra o aeroporto, sob controle da Ucrânia.

Segundo o Exército ucraniano, um soldado ficou ferido no aeroporto, epicentro há meses de combates entre as tropas de Kiev e os separatistas. Além disso, um militar morreu e outros dois ficaram feridos atingidos por tiros de canhão na região de Lugansk nesta quarta. Segundo o boletim militar, divulgado no Facebook, o tiro de canhão aconteceu perto da cidade de Schastie.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]