• Carregando...

As conversações do Irã com o grupo "5+1" sobre o programa nuclear iraniano são "positivas" e "totalmente diferentes" da reunião anterior, afirmou neste sábado (14) Michael Mann, porta-voz da chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, em Istambul.

"Há uma atmosfera positiva, em contraste com a última vez", disse Michael Mann.

O porta-voz de Ashton acrescentou que "os princípios para novas negociações com o Irã parecem reunidos", em declarações à imprensa à margem da reunião de Istambul

Fontes diplomáticas afirmaram também que os representantes dos Estados Unidos estão dispostos a participar em uma reunião bilateral com o Irã.

Os representantes do grupo "5+1" (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e do Irã se reuniram pela primeira vez desde janeiro de 2011.

Ao ser questionado se as conversações seriam o início de um processo de negociações, Mann afirmou que isto dependeria dos progressos registrados em Istambul.

Ashton representa o grupo "5+1" nas discussões sobre o polêmico programa nuclear do Irã.

Uma fonte ligada às negociações afirmou à AFP que novas discussões podem acontecer em maio. O Irã deseja que o encontro aconteça em Bagdá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]