• Carregando...

A União Europeia (UE) vai iniciar ações diplomáticas "apropriadas" perante a Argentina depois que esse país convocou um boicote comercial contra o Reino Unido devido ao conflito bilateral pelas Ilhas Malvinas.

"A UE tomará os passos diplomáticos para esclarecer as preocupações comerciais legítimas" de Londres, disse o porta-voz de Comércio da Comissão Europeia, John Clancy. No entanto, Clancy não detalhou por enquanto quais ações Bruxelas pode empreender.

Este anúncio aconteceu depois que o Ministério de Exteriores britânico afirmou nesta quarta-feira (29) que esperava uma ação do bloco europeu.

O Foreign Office chamou para consultas o representante argentino Osvaldo Mársico para que esclarecesse as razões pelas quais Buenos Aires incitou empresas argentinas a não importar produtos do Reino Unido e por que impediu o atraque de dois cruzeiros britânicos em seu território.

Em comunicado emitido após a reunião, o Ministério de Exteriores britânico disse que essas medidas contra "atividades comerciais legítimas" preocupam tanto ao Reino Unido como a toda UE.

"Por isso esperamos que a UE demonstre também sua inquietação para as autoridades argentinas", acrescentou.

O governo da Argentina propôs ontem a 20 empresas argentinas e multinacionais que importam produtos do Reino Unido que substituam o país de origem de suas compras.

O pedido foi feito pela ministra da Indústria, Débora Giorgi, mediante contatos telefônicos com presidentes e gerentes dessas companhias, destacaram as fontes citadas pela agência estatal "Télam".

Além disso, no sábado (25), as autoridades portuárias da cidade argentina de Ushuaia negaram a entrada a dois cruzeiros britânicos procedentes das Malvinas, gesto tachado de "preocupante" pelo governo de Londres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]