Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crimes no mar

UE resgata pesqueiro iraniano capturado por piratas somalis

A unidade naval disse que sua fragata HNLMS Van Amstel resgatou o barco e sua tripulação formada por 17 iranianos no litoral da Somália

Um navio militar da União Europeia resgatou um pesqueiro iraniano que estava sendo usado por piratas somalis como "embarcação de base" para ataques a outros barcos, informou neste sábado (12) a Força Naval da UE.

A unidade naval disse que sua fragata HNLMS Van Amstel resgatou o barco e sua tripulação formada por 17 iranianos no litoral da Somália. Estavam a bordo 11 suspeitos de serem piratas.

"O barco tinha sido tomado havia dez dias e estava sendo usado para realizar ataques piratas contra navios mercantes", informou a Força Naval em um comunicado.

Piratas Somalis vêm usando pequenos barcos capturados para lançar ataques, já que é mais difícil de serem rastreados do que as embarcações maiores que eles costumavam usar.

O barco iraniano foi identificado durante um vôo de vigilância, segundo a Força Naval. Levava dois esquifes e algo que se assemelhava a armas usadas nos ataques aos cargueiros.

A quantidade de ataques bem-sucedidos dos piratas Somalis caiu drasticamente nos últimos meses, mas ainda assim na quinta-feira eles se apoderaram de um petroleiro grego que transportava cerca de 1 milhão de barris de óleo, quando navegava pelo Mar da Arábia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.