• Carregando...
Centenas de refugiados na chegada à estação secundária em Lviv.
Centenas de refugiados na chegada à estação secundária em Lviv.| Foto: EFE/ Borja Sánchez Trillo

As negociações de paz entre as delegações de Rússia e Ucrânia, em Istambul, na Turquia, foram concluídas nesta terça-feira (29), conforme indicaram fontes da embaixada ucraniana em Ancara.

Não há confirmações até o momento se as conversas seguirão na quarta-feira (30), como estava previsto inicialmente.

Com as negociações, a Ucrânia, que tinha desistido de abrir corredores humanitários pelo risco de ataque russo a civis, fez um acordo com o país vizinho para evacuar parte da população.

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, anunciou nesta terça-feira (29) que o governo do país negociou com a Rússia a criação de três corredores humanitários, que serão utilizados para evacuar civis de áreas sob ataque.

Os corredores

A primeira dessas rotas permitirá a saída de habitantes da cidade portuária de Mariupol, no sudeste ucraniano, passará pelo município ocupado de Berdyansk, e os levará até Zaporizhzhia, no norte, que está sob controle do governo de Kiev.

Para fazer esse trajeto, foram fretados 34 ônibus, que chegarão à Mariupol na noite desta terça (29), segundo indicou Vereshchuk, em mensagem difundida através do Telegram.

O órgão apontou que mais de 75 mil moradores de Mariupol foram evacuados para Zaporizhzhia, onde todos foram assistidos para obter alojamento e receberam produtos de primeira necessidade.

O segundo corredor tem como objetivo permitir a evacuação dos residentes de Melitopol, no sul. Ao longo de um dia de viagem, os civis transportados serão encaminhados também para para Zaporizhzhia.

Melitopol está ocupada pelas forças russas, que depuseram o prefeito, Ivan Fedorov, e instalaram uma nova chefe administrativa, Galina Danillchenko.

O último corredor conectará Zaporizhzhia a Energodar, no sul, cidade que também está sob o controle das tropas russas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]