Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alerta

Um ano depois do Haiyan, novo tufão ameaça as Filipinas

Tempestade Hagupit deve chegar ao país no sábado, com ventos de mais de 200 quilômetros por hora

Pescadores voltam ao porto e se preparam para chegada do tufão na cidade de Navota | Ritchie B. Tongo/Efe
Pescadores voltam ao porto e se preparam para chegada do tufão na cidade de Navota (Foto: Ritchie B. Tongo/Efe)
Moradores de Tacloban esperam para serem transportados a abrigo |

1 de 2

Moradores de Tacloban esperam para serem transportados a abrigo

Imagem mostra tufão se formando sobre o Pacífico |

2 de 2

Imagem mostra tufão se formando sobre o Pacífico

Pouco mais de um ano depois da passagem do tufão Haiyan, que deixou mais de 7 mil mortos e 4 milhões de desabrigados, as Filipinas se preparam para uma nova tempestade. O tufão denominado Hagupit se formou no Oceano Pacífico e está a cerca de 700 quilômetros sudeste da ilha. Segundo os meteorologistas, a tempestade pode trazer ventos de mais de 200 quilômetros por hora.

A previsão é de que o tufão chegue ao território das Filipinas no próximo sábado, informou a agência Reuters. Além dos ventos, o fenômeno pode provocar ondas de até quatro metros de altura no litoral. A Agência Meteorológica do Japão classificou Hagupit como uma tempestade "violenta", enquanto a Marinha norte-americana diz se tratar de um "super tufão".

O governo das Filipinas informou que tropas militares estão em alerta para iniciar a evacuação de zonas de risco. Nesta quinta-feira (4), escolas e órgãos oficiais foram fechados em parte do país. Há relatos de que comerciantes estariam fechando as portas para estocar produtos e aumentar os preços. O governo das Filipinas considera decretar estado de calamidade pública para congelar os preços.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.