Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segunda Guerra

Um banquete temperado pelo medo

Por mais de 50 anos, Margot Woelk manteve seu segredo escondido do mundo, até mesmo de seu marido. Mas meses depois de seu aniversário de 95 anos, ela revelou a verdade sobre o que fazia durante a guerra: experimentava a comida de Adolf Hitler.

Margot, então na casa dos seus 20 anos, passou dois anos e meio como uma das 15 jovens mulheres que experimentavam a comida de Hitler para ter certeza de que ela não estava envenenada antes de ser servida ao líder nazista na "Toca do Lobo", o centro de comando localizado no que é hoje a Polônia. Hitler passou boa parte de seu tempo nos anos finais da Segunda Guerra Mundial nesse prédio.

Enquanto muitos alemães lutavam contra a escassez de alimentos com uma dieta branda no andamento da guerra, provar a comida de Hitler tinha suas vantagens. "A comida era deliciosa, apenas os melhores vegetais, aspargos, pimentões, tudo que você pode imaginar. E sempre com um pouco de arroz ou de massa", ela lembra. "Mas o medo era constante. Nós sabíamos sobre os rumores de envenenamento e nunca conseguíamos apreciar a comida. A cada dia temíamos que aquela seria nossa última refeição."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.