Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Condição

Umidade do ar controla transmissão do vírus da gripe, diz estudo

Pesquisadores encontraram correlação com baixa na umidade absoluta. Aparentemente, condições atmosféricas favorecem partículas virais

Micrografia mostra vírus causador da gripe | Reprodução  /PNAS
Micrografia mostra vírus causador da gripe (Foto: Reprodução /PNAS)

As ondas de gripe que se abatem mundo afora durante o inverno têm relação direta com o nível de umidade absoluta do ar, afirma uma nova pesquisa: quanto mais baixa, mais forte se torna a transmissão do vírus causador da doença. A conclusão é dos pesquisadores americanos Jeffrey Shaman, da Universidade do Estado do Oregon, e Melvin Kohn, do Departamento de Serviços de Saúde do Oregon, em artigo na revista científica "PNAS".

Antes do trabalho, os pesquisadores haviam tentado encontrar uma correlação entre o avanço do vírus da gripe e baixas na umidade relativa do ar (que se refere não à quantidade total de vapor d'água na atmosfera, mas sim ao nível de umidade dependente da temperatura do ar). O novo estudo mostra que o importante é realmente a umidade absoluta do ar, e que aparentemente as partículas do vírus conseguem sobreviver por mais tempo quando o tempo está frio e seco. Isso explicaria a facilidade de transmissão da doença nessas condições.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.