• Carregando...

A presidência temporária da Unasul, conduzida pelo Uruguai, anunciou uma reunião de presidentes do bloco sul-americano para abordar a crise diplomática na fronteira entre Venezuela e Colômbia. O informe foi dado pela chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez.

“Justamente hoje a presidência temporária da Unasul, a cargo do Uruguai, fez circular uma convocação para uma reunião de chefes de Estado da Unasul na próxima segunda-feira (21). O convite está sendo gentilmente promovido pela Argentina. Estamos aqui completamente dispostos a ir a esta reunião”, disse Delcy.

Apesar da oferta argentina, não está definido ainda o local da reunião. O encontro entre as partes se dará após o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, dizer ao par colombiano, Juan Manuel Santos, que tem plena intenção de reunir-se com os vizinhos de forma bilateral.

Rodríguez e a chanceler colombiana María Angela Holguín se reuniram no sábado em encontro mediado pela Unasul e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), liderada pelo Equador.

A crise fronteiriça começou quando Maduro anunciou estado de exceção em cidades de divisa com o estado colombiano de Cúcuta, alegando que contrabandistas e paramilitares vinham colocando em risco a segurança das regiões e ameaçando a soberania do país. A Colômbia critica medidas de exceção tomadas pelo país vizinho, mas reconheceu a porosidade na fronteira.

Até o momento, mais de 1.500 colombianos em situação irregular foram deportados da Venezuela, e outros mais de 20 mil fugiram do país com medo de uma expulsão forçada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]