• Carregando...
Vacina contra a varíola dos macacos. Imagem ilustrativa.
Vacina contra a varíola dos macacos. Imagem ilustrativa.| Foto: BigStock

Após a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), a Comissão Europeia concordou com a extensão da vacina Imvanex, que serve contra a varíola humana desde 2013, para o combate à varíola dos macacos. Desde 2019, o produto é aprovado nos Estados Unidos também contra a variante da doença.

O imunizante aprovado pela Comissão Europeia é do grupo farmacêutico dinamarquês Bavarian Nordic. A decisão em Bruxelas aconteceu em meio à elevação, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao nível mais alto de alerta sobre a virulência da epidemia de varíola. No final da semana, houve o registro de mais de 16 mil casos, a maioria deles no continente europeu.

“Essa aprovação para a varíola dos macacos é um exemplo de boa cooperação entre os reguladores nórdicos da Baviera e europeus. É uma extensão de trabalho que normalmente demora entre seis a nove meses”, saudou o fabricante dinamarquês em um comunicado de imprensa. A luz verde da Comissão é válida em todos os países membros da União Europeia, assim como na Islândia, Liechtenstein e Noruega.

A vacina Imvanex é comercializada sob o nome Jynneos nos Estados Unidos, onde é licenciada contra a varíola dos macacos há três anos. Isso a torna a única vacina licenciada para a prevenção da doença.

A Bavarian Nordic anunciou um novo grande pedido nos EUA em meados de julho, elevando o número de doses encomendadas no país para 7 milhões. Um pedido de 1,5 milhão de doses por um país europeu não identificado também foi discutido na semana passada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]