• Carregando...
A União Europeia decidiu sancionar novos oligarcas russos, entre eles o dono do clube de futebol Chelsea, o bilionário Roman Abramovich.
A União Europeia decidiu sancionar novos oligarcas russos, entre eles o dono do clube de futebol Chelsea, o bilionário Roman Abramovich.| Foto: Reprodução Redes Sociais

A União Europeia decidiu sancionar novos oligarcas russos, entre eles o dono do clube de futebol Chelsea, o bilionário Roman Abramovich. Será uma retaliação à invasão russa da Ucrânia, conforme anunciaram os diplomatas da UE à Reuters nesta segunda-feira (14).

O oligarca russo "tem laços estreitos e de longa data com Vladimir Putin", de acordo com um documento preparatório da UE sobre as novas sanções. Ele já foi sancionado pelo Reino Unido, sendo obrigado a suspender a venda do clube Chelsea. O governo britânico estimou a riqueza deste empresário em 10,7 bilhões de euros. Além do Chelsea, Roman Abramovich tem participações na gigante do aço Evraz e detém ações da empresa russa Norilsk Nickel, especializada na mineração e processamento de níquel e paládio.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou na sexta-feira “um quarto pacote de medidas para isolar ainda mais a Rússia e esgotar os recursos usados ​​para financiar essa guerra bárbara”. As novas sanções devem colocar impostos sobre as importações de produtos russos. A UE anunciou também a proibição da exportação de bens de luxo para a Rússia.

"Aqueles que apoiam a máquina de guerra de Putin não devem mais poder desfrutar de seu estilo de vida luxuoso enquanto bombas caem sobre pessoas inocentes na Ucrânia", disse ela.

O quarto pacote de sanções também prevê proibir a importação de bens essenciais do setor siderúrgico. “Essas sanções maciças são eficazes. Elas levarão a uma queda no PIB russo de cerca de 8%”, disse o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]