Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coreia do Norte

Universitários serão obrigados a adotar corte de cabelo de Kim Jong-un

Visual do ditador é impopular no país, mas lei vai impor estilo aos estudantes

Kim Jong-un, e seu corte de cabelo obrigatório | Jason Lee / Reuters
Kim Jong-un, e seu corte de cabelo obrigatório (Foto: Jason Lee / Reuters)

Os universitários da Coreia do Norte passarão a ser obrigados a usar o mesmo corte de cabelo do líder do país, Kim Jong-un. A diretriz foi introduzida na capital, Pyongyang, há duas semanas, mas só recentemente o restante do país tomou conhecimento da decisão, segundo informou a Rádio Free Asia.

A determinação têm força de lei no ditatorial regime norte-coreano. Existem coreanos, porém, que preferiam não compartilhar o visual excêntrico do ditador.

"O corte de cabelo do nosso líder é muito particular e não serve para todos, porque cada um tem um rosto e um formato de cabeça diferentes", comentou uma fonte da rádio.

Kim ostenta apenas um penteado no alto da cabeça, divido ao meio; ao redor, ele mantém raspado. E esse corte não é muito bem recebido pelos compatriotas. De acordo com uma norte-coreana residente na China, o cabelo do líder é impopular na sua terra natal porque lembra os contrabandistas chineses.

O governo norte-coreano já havia definido há anos modelos de cortes de cabelo dos cidadãos do país. A TV estatal inclusive fez campanha contra o cabelo comprido, propondo aos cidadãos que aparassem suas cabeleiras "de acordo com o estilo de vida socialista". Atualmente as mulheres têm a permissão de escolher entre 18 estilos de corte de cabelo. Os homens têm menos opção: apenas 10.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.