Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Encontro

Uribe viaja ao Brasil em meio a debate sobre presença dos EUA

Presidente da Colômbia desistiu de ir à reunião da Unasul no dia 10. Visita foi definida nesta segunda pelas chancelarias dos dois países

Presidente colombiano Alvaro Uribe, em foto de arquivo de fevereiro, no Palácio do Planalto, em Brasília | Joedson Aaves / AFP Photo
Presidente colombiano Alvaro Uribe, em foto de arquivo de fevereiro, no Palácio do Planalto, em Brasília (Foto: Joedson Aaves / AFP Photo)

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, visitará o Brasil nesta quinta-feira (6) para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a tensa conjuntura política da América do Sul, informou fonte do governo brasileiro.

Uribe desistiu de ir à reunião de cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) a ser realizada no dia 10. No entanto, as chancelarias de Brasil e Colômbia entraram em contato e a visita de Uribe ao país foi definida nesta segunda-feira.

Um tema certamente constará da pauta da reunião: o aumento da presença militar dos Estados Unidos na Colômbia. Na semana passada, o presidente Lula disse ser contrário à instalação de nova base militar norte-americana no país vizinho.

A movimentação de Uribe acontece em meio a atritos entre a Colômbia, a Venezuela e o Equador, após autoridades colombianas terem apreendido com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) armas que a Suécia teria vendido a Caracas há décadas.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, nega que as armas tenham sido repassadas às Farc por seu governo. O incidente levou Chávez a congelar as relações com a Colômbia, um dos principais parceiros comerciais da Venezuela.

Outro caso gerou tensão entre Bogotá e Quito, quando foi divulgado um vídeo em que um dos líderes das Farc teria admitido o financiamento da campanha que levou Rafael Correa à Presidência do Equador. O grupo negou a autenticidade da fita.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.