
O urso polar Knut comemorou nesta sexta-feira (5) seu segundo e talvez último aniversário em Berlim, com centenas de presentes que cantaram "Feliz Aniversário". O ursinho órfão que cativou amantes dos animais ao redor do mundo tornou-se um predador adolescente de 200 quilos com necessidade de mais espaço e de uma companheira.Ele devorou um saco de aniversário com vegetais, frutas, peixe e sua comida preferida - croissants - enquanto câmeras de televisão e fotógrafos registravam a ocasião ao lado de várias centenas de fãs de todo o mundo.
Os tratadores dizem que chegou a hora de Knut cruzar e há uma disputa sobre onde ele deverá ficar. Não há parceiras em potencial de sua idade em Berlim.
O urso polar foi rejeitado pela mãe ao nascer e criado pelo cuidador do zoológico Thomas Doerflein, morto em setembro. O zoológico de Neumuenster estaria interessado em Knut, ou ao menos numa fatia dos 5 milhões de euros que ele gerou ao zoológico de Berlim desde que se tornou celebridade internacional, por causa do pai de Knut, Lars, emprestado para o zôo de Berlim pelo Neumuenster.
Outro zoológico alemão é o Gelsenkirchen, também interessado em Knut, que tem um urso polar fêmea chamado Lara, possível parceira para Knut. O diretor do zôo de Berlim, Bernhard Blaskiewitz, porém, disse ao jornal B.Z. que planeja manter Knut em Berlim.
Diversos fãs usavam faixas dizendo "Knut para sempre em Berlim".
Ragnar Kuehne, curador do zoológico, afirmou que não há planos definidos ainda sobre a mudança de Knut. Mas a idéia tem sido discutida há meses, em parte porque o urso cresceu muito e precisa de um lugar maior para habitar.
Knut dobrou a receita do zoológico, ao atrair milhões de visitantes ao local e com a venda de mercadorias com a sua marca - incluindo de brinquedos, livros e DVDs a doces.
"O Knut é um dos melhores embaixadores que temos para Berlim", disse Christian Taenzler, porta-voz da Secretaria de Turismo de Berlim. "Obviamente, esperamos que ele possa ficar."



