Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bloco econômico

Uruguai afirma que Mercosul não foi um dos mais afetados pelas tarifas de Trump

Uruguai afirma que Mercosul não foi um dos mais afetados pelas tarifas de Trump
O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi (Foto: EFE/Gastón Britos)

Ouça este conteúdo

O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, falou nesta quinta-feira (3) sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos e garantiu que o Mercosul não foi o mais afetado.

“Como Mercosul, não podemos dizer que fomos os mais afetados, porque é uma tarifa de 10%. Todos nós estávamos aguardando as notícias”, declarou à imprensa.

“Nós sabemos, ou pelo menos temos a expectativa de ter boas negociações, porque quando conversamos com os diplomatas americanos eles sempre dizem a mesma coisa. Temos que nos sentar para conversar, negociar e entender que este é um mundo que exige que estejamos muito atentos”, acrescentou.

O mandatário uruguaio destacou que a situação torna necessário sentar e conversar e garantiu que o Uruguai deve defender seus próprios interesses.

“Acredito que hoje é preciso ter uma diplomacia própria, exercer o que se chama de inteligência diplomática para se movimentar com cuidado, porque o mundo é complexo, é estranho”, destacou Orsi.

Ele também falou sobre a situação na França com relação ao acordo entre União Europeia e Mercosul.

“Temos que entender que, de repente, dados que não estavam lá na semana passada estão lá hoje. Por exemplo, a atitude da França hoje está muito mais inclinada a trabalhar, pelo que li, na associação Mercosul-União Europeia. Isso poderia ter sido uma utopia há um mês”, avaliou.

Orsi se referiu à primeira viagem que fará desde que assumiu a presidência em 1º de março, durante a qual visitará Panamá e Honduras.

Ele disse que a América Central e o Caribe são uma oportunidade que deve ser muito mais explorada em termos de comércio e oportunidades logísticas na região.

Também se referiu à sua participação na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e falou sobre a importância das organizações e mecanismos de integração.

“O Uruguai sempre teve essa posição e a manterá. Não para nos fecharmos, não para sairmos, mas pelo contrário”, concluiu Orsi, que acrescentou que também é importante para seu país fortalecer os laços com a China e estabelecer um diálogo muito fluido com os Estados Unidos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) a imposição de tarifas de 20% sobre as exportações da UE e de 10% sobre vários países latino-americanos, como Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.