Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

Uruguai e EUA começam a negociar

Montevidéu – Representantes dos governos do Uruguai e dos EUA abriram negociações ontem sobre a possibilidade de assinarem um acordo comercial. O representante dos EUA, Everett Eissenstat, foi a Montevidéu para conversar com o ministro da Economia do Uruguai, Daniel Astori.

O Uruguai não descarta a possibilidade de travar um acordo de livre-comércio com os EUA, apesar das dificuldades impostas a tal movimento pelas regras do Mercosul. Depois do encontro no Uruguai, outro deve acontecer nos EUA. As áreas de bens, serviços, propriedade intelectual e compras governamentais estão na pauta. No ano passado, o Uruguai exportou US$ 767 milhões para os EUA, e importou, no mesmo período, US$ 259 milhões.

O governo brasileiro deu sinal verde para que Paraguai e Uruguai façam acordos comerciais com os EUA, mas sem violar o "coração Mercosul", que é a TEC (Tarifa Externa Comum)".

As regras do Mercosul não permitem negociar áreas de livre comércio separadamente: os membros do Mercosul não podem oferecer acesso a produtos americanos que estão cobertos pela TEC (Tarifa Externa Comum), uma vez que esses produtos poderiam entrar em outros países do bloco sem pagar impostos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.