i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Lacalle Pou

Uruguai volta a ter um governo de centro-direita: o que isso significa para eles e para o Brasil

  • PorRaphael Sibilla, especial para a Gazeta do Povo
  • Montevidéu
  • 29/02/2020 21:27
Direita volta ao poder no Uruguai com Lacalle Pou
Luis Lacalle Pou, o novo presidente do Uruguai,| Foto: Pura Branca/Wikimedia Commons

O presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, toma posse neste domingo (1.º). Além de se tornar, aos 46 anos, o governante mais jovem da história uruguaia, Lacalle Pou representa uma guinada à centro-direita na política do país após 15 anos de governos de esquerda. E isso indica um possível estreitamento de relações com o Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro estará presente na cerimônia de posse. Economicamente o Brasil é muito mais importante para o Uruguai do que vice-versa. O segundo destino das exportações uruguaias é o Brasil, representando 15% do volume total, 1,32 bilhões de dólares. Mas a balança comercial é favorável à economia brasileira, que exporta 2,45 bilhões de dólares ao Uruguai – o que representa apenas 1,1% do volume total de exportações do Brasil.

Mas a chegada de Lacalle Pou é importante por um alinhamento político-ideológico com o Brasil – o maior dos quatro países do Mercosul. Por isso Bolsonaro fez questão de ser o primeiro chefe de Estado a parabenizar Lacalle Pou pela vitória nas eleições; e o novo presidente uruguaio retribuiu o gesto sinalizando que quer visitar o Brasil ainda no primeiro semestre de 2020. Antes mesmo da posse, o futuro chanceler uruguaio, Ernesto Talvi, já teve uma reunião com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, em Brasília.

“A relação [do Uruguai] com o Brasil é importante e vai melhorar com Bolsonaro e Lacalle Pou. Apesar de que Lacalle Pou já deu sinais de que não é um político populista e que não tem o estilo de Bolsonaro ou de [Donald] Trump. Acho que a principal sintonia será com a política econômica de Paulo Guedes”, explica o jornalista uruguaio Nicolás Lussich, especializado em economia.

Relação de Lacalle Pou com o governo de esquerda da Argentina ainda é incerta

Se o futuro governo do Uruguai dá sinais de aproximação com o Brasil, existem incertezas sobre o futuro da relação bilateral com a Argentina – o segundo maior país do Mercosul. Lacalle Pou já foi chamado de "Macri uruguaio" – numa alusão ao ex-presidente de direita da Argentina Mauricio Macri. E o atual presidente argentino, o esquerdista Alberto Fernández, não estará presente na cerimônia de posse.

Para evitar qualquer mal-estar, Fernández ligou para Lacalle Pou para se desculpar pela ausência, explicar os motivos e prometer que em breve viajará para Montevidéu. Neste domingo (1.º), Alberto Fernández irá comandar a cerimônia de abertura das sessões legislativas do Congresso argentino, algo previsto na Constituição do país. E Lacalle Pou esteve no dia 10 de dezembro em Buenos Aires, acompanhado pelo atual presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, na cerimônia de posse de Alberto Fernández.

Para Nicolás Lussich, a ausência não significa um gesto contra o novo governo uruguaio. “Acho que isso expressa um pouco sobre a tensão do atual governo argentino. Mas acho que o Fernandez é um politico com capacidade de desenvolver uma relação fluida e que não seja trancada por questões ideológicas. Então acho que haverá um entendimento, talvez não com a mesma dinâmica de governos anteriores que tinham objetivos comuns, mas com uma ida e volta razoável.”

Os desafios do novo presidente: economia desacelerando e criminalidade

Boas relações com os principais parceiros do Mercosul são fundamentais para os uruguaios. A crise econômica brasileira teve reflexos no Uruguai – que vem registrando uma desaceleração do crescimento do PIB, apesar de os números serem positivos desde 2003. O desemprego chegou a 9,8% da população economicamente ativa em agosto do ano passado, o índice mais alto registrado nos últimos 12 anos, embora os salários estejam no nível mais alto da história.

Um dos entraves para o futuro da economia uruguaia é a baixa população do país. O território do Uruguai (176 mil km²) é praticamente do mesmo tamanho que o do Paraná (199 mil km²). Mas a população é 70% menor, são 3,3 milhões de pessoas vivendo no país vizinho, enquanto há 11,3 milhões de pessoas morando no Paraná. Como o consumo interno é pequeno, a abertura econômica proposta pelo Mercosul é vista como fundamental para a economia. “A grande incógnita é o Mercosul, se vai ou não abrir o comércio e o acordo com a Europa, que é um dos pontos-chave [para o Uruguai]”, afirma o jornalista econômico Nicolás Lussich.

Além da economia, a expectativa no Uruguai em torno do governo de Lacalle Pou é que ele combata a criminalidade crescente. “Alguns fatores foram fundamentais para a troca de governo. Em questões sociais, o aumento da criminalidade e do desemprego, afirma Nicolás Lussich. Houve também um esgotamento da agenda da Frente Ampla [o grupo político de esquerda que governou o Uruguai por 15 anos]. "Nos primeiros mandatos houve uma reforma do Imposto de Renda e a implementação de um novo sistema de saúde.  Já nesses últimos 5 anos não houve nada muito emblemático, o que mostra um esgotamento da agenda.”

Lacalle Pou é filho de ex-presidente do Uruguai

Luis Lacalle Pou é filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que comandou o Uruguai entre 1990 e 1995. Filiado ao Partido Nacional, Lacalle Pou fez uma grande coalizão com outros partidos de centro e de direita para derrota a Frente Ampla – grupo político de esquerda que estava no poder desde 2005. Foram dois mandatos de Tabaré Vázquez e um de José Mujica.

Bolsonaro no Uruguai: a agenda e a reação da esquerda do país

O presidente Jair Bolsonaro e a comitiva do governo brasileiro vão chegar a Montevidéu por volta das 12h30 deste domingo (1.º). Bolsonaro ficará no país vizinho por cerca de 9 horas. Além de participar da cerimônia de posse e dos cumprimentos protocolares, deve participar de um jantar na casa do embaixador do Brasil no Uruguai.

Além de Jair Bolsonaro, a comitiva brasileira também contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; do ministro do Gabinete da Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS); do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP); e da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Cristina Peduzzi.

Durante os últimos dias, foram registradas algumas manifestações em redes sociais contra a presença de Bolsonaro em Montevidéu. A Convenção Nacional dos Trabalhadores chegou a publicar uma mensagem de “repúdio público” contra Jair Bolsonaro, Jeanine Áñez (atual presidente interina da Bolívia) e Luis Almagro (uruguaio que exerce o cargo de Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos).

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Jesus

    ± 0 minutos

    Como reparo, Macri nunca foi centro-direita. Macri é uma espécie de FHC argentino. Fora da economia, sua agenda foi eminentemente esquerdista. Resultado: os argentinos preferiram voltar à #3r∆@ original...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      CSG É CÚMPLICE NOS ASSASSINATOS E GOLPES COMETIDOS PELO PT!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        CSG

        ± 3 dias

        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        3 Respostas
        • L

          Luigi Tenco

          ± 2 dias

          CSG, você, sim, é cúmplice de assassinos e ladrões, não seja hypróquita, seu canalla saphado.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • L

          Luigi Tenco

          ± 2 dias

          Já a esquerda não é séria nem aqui nem no Uruguai, nem em lugar nenhum, kkkk

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • W

          Weber

          ± 3 dias

          Olha o petista chorão que ver o mal do Brasil.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcus Pinheiro Machado

        ± 3 dias

        muito boa noticia.Aos pouco a influencia do PT dissolve

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Rodrigo Toni

          ± 3 dias

          Acredito principalmente numa melhora na cooperação em termos de segurança e vigilância contra grupos terroristas, guerrilheiros e narcotraficantes, criminosos que, quando não são alinhados e patrocinados por grupos políticos de esquerda, na melhor da hipótese contam com a simpatia desses.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • R

            Rodrigo Toni

            ± 2 dias

            PS: acredito que nem todo político esquerdista seja mancomunado com a escória de criminosos e tampouco seus eleitores.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          MAURICIO VITOR LEONE DE SOUZA

          ± 3 dias

          Boas notícias. Mas algumas situações reveladoras. A CNT Uruguaia manifestar 'repúdio público' a algumas figuras eleitas e representantes de outras nações, em razão do perfil ideológico, demonstra que para a esquerda, em geral, Democracia só existe quando eles ganham eleições, o que é além de revelador, lamentável.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Pedro Zanoni

            ± 3 dias

            Tem que acabar com essa coisas pessoais de ignorantes...Direita e Esquerda. O que tem de errado Bolsonaro ir a Montevideo ?????? Monte 6 de E a O - Monte VI DE E O Alguns elementos criticam a ida Pai perdoai esses .....

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Mauricio Simões

              ± 3 dias

              "Direita" de verdade na América Latrina? "Esto non ecziste!"

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • H

                Herman Bruhns

                ± 3 dias

                Apesar de espernear em, os países de esquerda terão de se curvar à realidade econômica. A crise de miséria e fome nesses países só aumentou. É muito triste ver vizinhos progredindo e sua família afundando. Ideologia nunca encheu barriga. Um país somente melhora com responsabilidade e desenvolvimento. O resto não dá para chamar de sonho e sim de pesadelo!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Decio mango

                  ± 3 dias

                  Existe um contrassenso entre ser de direita...não ser um lixo de esquerda necessariamente não e ser de direita..apesar dos discursos ...ser de direita não diz nada...politica e coisa de interesses...que direita??..para pensar na cama...ser conservador sim e um principio..o resto e lixo

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  Fim dos comentários.