Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combate ao crime

Uruguai reforça vigilância na fronteira com o Brasil após operação no Rio

uruguai rio
O ministro do Interior do Uruguai, Carlos Negro. (Foto: Gastón Britos/EFE)

Ouça este conteúdo

O governo do Uruguai reforçou a vigilância nas fronteiras com o Brasil após a megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro, realizada na semana passada, contra o Comando Vermelho (CV), que deixou 121 mortos em confrontos entre criminosos e policiais. Nesta segunda-feira (3), o ministro do Interior, Carlos Negro, afirmou que o país “já tomou medidas” para ampliar o controle na região e anunciou que viajará ao Brasil nos próximos dias para discutir o tema com autoridades locais.

“Estamos abordando a problemática. Dentro de uns poucos dias vamos estar viajando ao Brasil para tratar desses temas que seguramente vão estar sobre a mesa com nossos pares da região e da América Latina”, declarou Negro em entrevista coletiva. O ministro classificou as cenas vindas do Rio como “dramáticas” e afirmou que o episódio serve de alerta sobre “as coisas que não devemos fazer” no Uruguai.

Segundo Negro, a Polícia Nacional recebeu ordens expressas para intensificar a vigilância e reforçar o patrulhamento nas zonas de fronteira, diante do risco de deslocamento de criminosos para o território uruguaio.

“Já tomamos medidas, já há ordens expressas de custódia e de reforço da vigilância da fronteira. A polícia já está tomando cartas no assunto”, destacou o ministro.

A megaoperação no Rio de Janeiro teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra criminosos do Comando Vermelho que atuam nos complexos da Penha e do Alemão.

Na semana passada, Paraguai e Argentina também reforçaram a vigilância em suas fronteiras com o Brasil. Os dois países também declaram o CV e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.