Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Investigação

Uruguaio diz ter identificado Jack Estripador

Matemático afirma ter descoberto a verdadeira identidade do assassino que aterrorizou mulheres londrinas no fim do século 19

Nem a Scotland Yard e nem os 11 mil quilômetros que separam Montevidéu de Londres parecem ser obstáculo para o matemático uruguaio Eduardo Cuitiño, que se une a uma lista de investigadores que asseguram terem descoberto a verdadeira identidade de Jack, o Estripador.

Stephen Herbert Apple­­­ford. Assim se chamava o impiedoso assassino que aterrorizou a capital britânica no final do século 19, segundo as pesquisas de Cuitiño, autor do livro Viajando no Tempo para Prender Jack, o Estripador (em tradução livre).

Simulações

Para chegar a essa conclusão, o estudioso realizou, durante dois anos, uma "análise geográfica dos fatos e simulações em computador", aproveitando a vasta informação oficial que é possível conseguir por meio da internet.

"Meu interesse é vincular a história com a matemática, tento dar um enfoque matemático às adivinhações e aos mistérios", explicou Cuitiño, 38 anos, professor de Probabilidade e Estatística da Universidade ORT de Montevidéu.

Médico

Mas em que se baseia sua arriscada teoria? Logo de cara, lembra a velha hipótese de que Jack era um cirurgião, como Appleford, e que, além disso, trabalhava no London Hospital de Whitechapel, área onde morreram as cinco vítimas do primeiro assassino em série da História com destaque na mídia, todas elas prostitutas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.