Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Utah se torna primeiro estado americano a proibir flúor na água

O governador de Utah, Spencer Cox, alegou que não haveria grande diferença nos índices de cárie dentária entre localidades com ou sem fluoretação no estado (Foto: EFE/Miguel Sierra)

Ouça este conteúdo

Utah se tornou o primeiro estado americano a proibir a fluoretação da água potável. Nesta quinta-feira (27), o governador Spencer Cox, do Partido Republicano, sancionou um projeto de lei que havia sido aprovado pelo Legislativo estadual em fevereiro. A medida entrará em vigor em 7 de maio.

Em recente entrevista à emissora ABC4, Cox alegou que cerca de metade da população de Utah recebe água fluoretada e que não haveria grande diferença nos índices de cárie dentária entre localidades com ou sem fluoretação.

“Você pensaria que veria resultados drasticamente diferentes com metade do estado não recebendo e metade do estado recebendo. Conversei com muitos dentistas. Não vimos isso. Então, precisa haver um padrão muito alto para mim se vamos exigir que as pessoas sejam medicadas pelo seu governo”, disse o governador.

Segundo a agência Associated Press, Flórida, Ohio e Carolina do Sul são outros estados americanos que estão cogitando proibir a fluoretação da água, enquanto em New Hampshire, Dakota do Norte e Tennessee a medida foi rejeitada pelos Legislativos estaduais.

Robert F. Kennedy Jr., secretário de Saúde e Serviços Humanos na gestão do presidente Donald Trump, já defendeu retirar o flúor da água potável, associando a fluoretação da água a problemas de saúde, o que é contestado por profissionais da área.

Em nota, a Associação Odontológica dos Estados Unidos (ADA, na sigla em inglês) se disse “decepcionada” com a lei aprovada em Utah.

“Oitenta anos de fluoretação da água das comunidades em níveis ideais provaram ser seguros e eficazes na redução da cárie dentária e na maximização da saúde bucal dos cidadãos”, apontou a ADA.

“Essa lei encerra uma das estratégias de saúde pública mais equitativas, confiáveis ​​e testadas no arsenal da medicina preventiva”, acrescentou a associação.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.