• Carregando...

O mundo está pela primeira vez prestes a ser capaz de proteger os seres humanos do Ebola, informou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS), após dados de um teste na Guiné mostrarem que uma vacina contra o vírus foi 100% eficaz.

Os testes foram feitos em 4 mil pessoas que estiveram em contato com um caso de Ebola e tiveram 100% de êxito, com proteção após dez dias. Foi testada a vacina VSV-ZEBOV, da Merck e da NewLink Genetics.

A vacina pode ser usada para ajudar a acabar com o pior surto de Ebola já registrado até hoje, que matou mais de 11,2 mil pessoas na África Ocidental desde que foi detectado, em dezembro de 2013. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que os resultados, publicados na revista médica “The Lancet”, são um “desdobramento extremamente promissor”. “Esta vai ser uma virada de jogo”, disse ela a jornalistas. “Vai mudar a gestão do atual surto de Ebola e de futuros surtos.”

Esse e outros experimentos de imunização foram acelerados com enorme esforço internacional de pesquisadores para conseguir testar terapias e vacinas enquanto o vírus ainda estava circulando com força.

“Sabíamos que era uma corrida contra o tempo e que o experimento tinha de ser realizado sob as circunstâncias mais difíceis”, afirmou John-Arne Röttingen, da área de controle de doenças infecciosas no Instituto Norueguês de Saúde Pública e chefe do grupo que acompanha o experimento.

A entidade Médicos sem Fronteiras, que lidera a luta contra o Ebola na África Ocidental, está agora apelando para que a VSV-ZEBOV seja levada para Libéria e Serra Leoa, onde a vacina poderia quebrar cadeias de transmissão e proteger os trabalhadores de saúde na linha de frente do atendimento aos doentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]