
Ouça este conteúdo
O vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, anunciou nesta terça-feira (25) que visitará a base espacial americana na Groenlândia na próxima sexta-feira (28), uma viagem que coincide com a tensão gerada pelas intenções do presidente Donald Trump de anexar o território.
O vice-presidente dos EUA viajará acompanhado pela esposa, Usha Vance, que inicialmente chegaria antes e teria agenda própria, mas vai embarcar junto do marido.
“Havia tanta empolgação em torno da visita de Usha à Groenlândia para sexta-feira que eu não queria que ela se divertisse tanto sozinha, então vou me juntar a ela”, declarou o vice-presidente americano em vídeo divulgado em redes sociais.
Vance disse que visitará a base espacial dos EUA em Pituffik, na costa noroeste da Groenlândia, e analisará a situação da segurança nesse território autônomo da Dinamarca.
Ele não deu detalhes sobre sua agenda e afirmou que o governo Trump quer “revitalizar a segurança” da Groenlândia porque ela é “importante para garantir a segurança do mundo inteiro”.
De acordo com Vance, “os líderes de EUA e Dinamarca ignoraram a Groenlândia por tempo demais”. “Acreditamos que podemos tomar uma direção diferente, por isso vou dar uma olhada nisso”, acrescentou.
Autoridades de Groenlândia e Dinamarca rejeitaram a visita da delegação dos EUA. O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute B. Egede, pediu apoio internacional diante do que chamou de comportamento “agressivo” dos EUA, e a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, definiu a visita como uma “pressão inaceitável”.
VEJA TAMBÉM:
Conteúdo editado por: Fábio Galão






