Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Com milagre no Brasil

Vaticano suspende canonização do Carlo Acutis, primeiro santo da era digital

Carlo Acutis morreu em 2006 com apenas 15 anos, vítima de leucemia. (Foto: Reprodução/Associação Carlo Acutis/Site oficial)

Ouça este conteúdo

Em um comunicado emitido na manhã desta segunda-feira (21), o Vaticano suspendeu a Celebração Eucarística e o Rito de Canonização de Carlo Acutis, o beato de apenas 15 anos, que morreu em 2006 vítima de uma leucemia.

A celebração estava prevista para o dia 27 de abril, o próximo domingo. Entre os milagres atribuídos a Carlo Acutis que o levaram à beatificação por Francisco em 2020, estava a cura de uma criança brasileira que tinha um problema no pâncreas que o impedia de se alimentar normalmente. O milagre foi oficialmente reconhecido pela Igreja Católica.

VEJA TAMBÉM:

A Santa Sé disse que a suspensão se dá em decorrência da morte do papa Francisco. O jovem Carlo Acutis, cuja canonização foi anunciada ano passado pelo pontífice, seria oficialmente reconhecido como santo pela Igreja Católica na próxima semana. Nascido em Londres, em 1991, e criado na Itália, Carlo é lembrado por seu profundo amor pela Eucaristia e pelo uso da tecnologia para evangelizar.

Ainda muito jovem, demonstrou uma espiritualidade intensa e uma dedicação à fé incomum entre seus pares. Produziu um site sobre milagres eucarísticos e desejava, com seus conhecimentos de informática, aproximar outros jovens de Deus. Ofereceu seus sofrimentos pela Igreja e pelo Papa Bento XVI. Sua vida curta, mas profundamente significativa, rapidamente tocou fiéis ao redor do mundo.

Carlo Acutis era conhecido por sua simplicidade, generosidade e senso de missão. Apesar de gostar de futebol, videogames e da internet como qualquer adolescente, vivia com os olhos voltados para Deus e para a eternidade. Seu testemunho transformou a fé de sua família e inspira muitos jovens a seguirem uma vida de santidade.  

A expectativa é para que o adolescente se torne um dos primeiros santos da era digital. Sua vida de santidade foi marcada pela prática intensa da fé, incluindo a participação nos sacramentos da Eucaristia e da Confissão, além de sua dedicação à caridade.

Em muitas delas, ele é retratado com roupas simples, como uma camisa polo e jeans, e com objetos ligados à sua vida, como uma câmera ou um tablet. Alguns setores da Igreja chegaram a criticar essa forma de representação, argumentando que ele deveria ser mostrado com vestes litúrgicas mais tradicionais, como um coroinha ou de terno e gravata. Para outros religiosos e mesmo fieis, essa crítica ignorava o fato de que a arte sacra não precisa seguir a formalidade das representações tradicionais, mas comunicar a fé e a vida dos santos de forma que ressoe com as realidades.

Ao ser representado com roupas informais, Carlo Acutis transmite a ideia de que a santidade pode se manifestar nas ações diárias e na vida comum. Em sua curta vida, ele demonstrou que a busca pela santidade é acessível a todos, independentemente de sua classe social ou contexto. Ele é um modelo para os jovens católicos, mostrando que a fé pode ser vivida de maneira autêntica e moderna, sem perder sua profundidade espiritual.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.