
Ouça este conteúdo
O Vaticano está considerando estender para além da meia-noite o horário para que os fiéis possam se despedir do papa Francisco na Basílica de São Pedro, onde seu caixão ficará exposto de quarta-feira até seu funeral no sábado (26).
"Dada a elevada afluência de fiéis que deseja prestar homenagem ao Santo Padre, não está descartada a possibilidade de estender o horário de abertura da Basílica do Vaticano além do horário estabelecido de 0h (hora local, 19h de Brasília)", disse a Santa Sé em um comunicado.
Francisco, que morreu na última segunda-feira aos 88 anos, está recebendo nesta quarta-feira o último adeus de milhares de fiéis na Basílica de São Pedro, onde uma longa fila de enlutados se formou para se despedir do pontífice.
A exibição do caixão começou esta manhã às 11h (6h) e continuará até sexta-feira às 19h (14h no horário de Brasília).
No entanto, o Vaticano, já prevendo o grande número de pessoas que chegaria ao local, decidiu permitir a entrada dos fiéis hoje e amanhã, quinta-feira, até meia-noite, período que agora está considerando estender.
O caixão foi colocado em frente ao túmulo de São Pedro, em frente ao imponente Baldaquino de São Pedro, e a área foi isolada para que as pessoas pudessem ficar a uma certa distância.
O caixão contendo os restos mortais de Francisco foi levado em procissão pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, cruzou o Arco dos Sinos, saiu na Praça São Pedro e entrou na Basílica do Vaticano pela porta central.
À frente do caixão estavam os cardeais presentes em Roma, cercados pelas pessoas mais próximas do pontífice, seus secretários e assistentes.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula



