• Carregando...

Uma das praias mais populares da Nova Zelândia estava sendo afetada nesta terça-feira por manchas de óleo decorrentes de um vazamento de petróleo que está aumentando, no pior desastre ambiental no país em décadas.

Depois de ficar à deriva na semana passada, o navio Rena, de 47.230 toneladas e bandeira liberiana, encalhou em um recife a 12 milhas náuticas da cidade de Tauranga, na costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia.

Fortes ondas dificultam as tentativas de estabilizar a embarcação e tornam perigosa a permanência a bordo.

As autoridades disseram que cerca de 300 toneladas do total de 1.799 toneladas de óleo pesado transportado pelo navio já tinham vazado. Foram colocados avisos nas praias alertando os banhistas a ficarem longe da água e não comerem frutos do mar.

"A situação nos próximos dias, da perspectiva ambiental, vai ficar significativamente pior", disse o ministro Nick Smith à imprensa.

"O governo está determinado a fazer tudo o que for possível para minimizar os danos ambientais do que, já está claro agora, é o pior desastre ambiental da Nova Zelândia em décadas", acrescentou.

As extensas e douradas praias atraem surfistas e as águas próximas têm reputação internacional por ser local de competições de pesca.

"As próximas 24 horas serão cruciais se for para reverter uma catástrofe ambiental", disse Rebecca Bird, do World Wildlife Fund.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]