Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mudanças no processo

Veja as novas regras dos EUA para emissão de vistos estudantis

eua emissão de visto estudante
Governo Trump ampliou as regras dos EUA para emissão de visto estudantil. (Foto: SHAWN THEW/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil confirmou nesta quarta-feira (25) a ampliação das regras de triagem e verificação para solicitantes de visto de estudante. As mudanças, que seguem diretrizes do governo do presidente Donald Trump, incluem novas exigências de monitoramento online e fazem parte da nova política nacional de segurança que visa tornar mais rigoroso o processo de concessão de vistos para estrangeiros.

Segundo comunicado oficial, “o Departamento de Estado está comprometido em proteger nossa nação e nossos cidadãos, mantendo os mais altos padrões de segurança nacional e pública no processo de concessão de vistos”. A nota ressalta ainda que “obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito”.

Quais vistos de estudante são afetados pelas novas regras?

As novas medidas se aplicam a todas as categorias de visto de estudante e de intercâmbio, identificadas pelas siglas F, M e J. Também atingem todos os países, incluindo o Brasil. O visto F é destinado a estudantes acadêmicos matriculados em universidades, colégios ou cursos de inglês nos EUA. O visto M é voltado para estudantes de cursos práticos (técnicos ou profissionais). Já o visto J é usado por participantes de programas de intercâmbio cultural, científico ou educacional.

O que muda na análise dos pedidos de visto?

De acordo com o governo americano, a partir de agora todos os candidatos nessas categorias terão a presença online avaliada durante o processo de emissão de visto. Para isso, a orientação é que “todos os solicitantes de visto de estudante (F, M e J) deverão ajustar as configurações de privacidade de seus perfis de mídias sociais para o modo ‘público’”.

A intenção, segundo o Departamento de Estado dos EUA, é “utilizar todas as informações disponíveis durante a triagem e verificação de vistos para identificar solicitantes inadmissíveis aos EUA, especialmente aqueles que representam uma ameaça à segurança nacional”.

Como ficam os agendamentos e entrevistas?

O anúncio informa que os consulados americanos irão retomar em breve o agendamento das entrevistas para estudantes e intercambistas. Os interessados devem consultar o site oficial da Embaixada ou Consulado dos EUA para acompanhar a disponibilidade de datas e horários.

Quais são os principais critérios para conseguir o visto?

Além das novas exigências ligadas ao monitoramento nas redes sociais, o candidato precisa comprovar “de forma credível sua elegibilidade para o tipo de visto solicitado, incluindo a intenção de participar exclusivamente de atividades compatíveis com os termos de sua admissão”.

O comunicado enfatiza: “Cada decisão sobre a concessão de visto é, acima de tudo, uma decisão de segurança nacional. Os EUA devem manter vigilância rigorosa durante o processo de emissão de vistos para garantir que os solicitantes não representam risco à segurança dos americanos e aos interesses nacionais”.

O que acontece em caso de descumprimento das regras?

Com o reforço da triagem, o processo de obtenção do visto de estudante ficou mais criterioso. Caso o estudante não cumpra os requisitos ou haja alguma irregularidade, pode haver negativa do visto, revogação do documento já concedido ou até deportação.

Qualquer dúvida das autoridades americanas sobre a conduta ou intenção do candidato pode comprometer o visto.

Por que os EUA adotaram essas medidas?

As mudanças fazem parte da política do governo Trump de aumentar o controle sobre a entrada de estrangeiros nos EUA, bem como garantir que o sistema de vistos privilegie o interesse nacional americano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.