Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem brasileiro na lista

Veja quem são os cardeais que presidirão as nove missas pela alma do papa no Vaticano 

O corpo do papa Francisco foi transladado até a Basílica de São Pedro, onde os fiéis podem prestar suas últimas homenagens (Foto: EFE/ Simone Risoluti/Escritório de Comunicação do Vaticano)

Ouça este conteúdo

O Colégio Cardinalício aprovou, nesta quarta-feira (23), a programação de missas pela alma do papa no Vaticano, também conhecida como Novendiali - os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice, que morreu aos 88 anos, na segunda-feira (21).

Na reunião, que contou com a presença de 103 cardeais, foram decididos aqueles que presidirão as missas em cada dia, entre 26 de abril e 4 de maio. Diferentemente de 2005, quando dom Eugênio Sales celebrou uma das missas pela alma de João Paulo II, nenhum brasileiro está na lista desta vez.

Veja a programação dos Novendiali

26/04: A celebração que abre o período dos Novendiali é a Missa Exequial do Papa Francisco, marcada para o dia 26 de abril, às 10h (horário local, 5h de Brasília), na Basílica de São Pedro. Ela será presidida pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

27/04: O segundo dia será presidido pelo cardeal italiano Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado do papa Francisco. A cerimônia ocorrerá a partir das 10h30 (horário local, 5h30 de Brasília), no adro da Basílica Vaticana (na parte externa da basílica).

28/04: A missa do terceiro dia será presidida pelo cardeal italiano Baldassare Reina, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, a partir das 17h (horário local, 12h de Brasília), na Basílica Vaticana.

29/04: A celebração será presidida pelo cardeal italiano Mauro Gambetti, arcebispo da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano, às 17h (horário local, 12h de Brasília), na Basílica Vaticana.

30/04: a missa do quinto dia dos Novendiali ocorrerá às 17h (horário local, 12h de Brasília), na Basílica Vaticana: Capela Papal. A concelebração será presidida pelo cardeal argentino Leonardo Sandri, Vice-Decano do Colégio Cardinalício.

01/05: a celebração será presidida pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, a partir das 17h (horário local, 12h de Brasília), na Basílica Vaticana: Cúria Romana.

02/05: a concelebração será presidida pelo cardeal italiano Claudio Gugerotti, ex-Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, na Basílica Vaticana, a partir das 17h (horário local, 12h de Brasília).

03/05: a concelebração será presidida pelo cardeal espanhol Ángel Fernández Artime, ex-Pro-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A missa acontecerá na Basílica Vaticana, a partir das 17h (horário local, 12h de Brasília).

04/05: a missa será presidida pelo cardeal francês Dominique Mamberti, Protodiácono do Colégio Cardinalício, na Capela Papal da Basílica Vaticana, a partir das 17h (horário local, 12h de Brasília).

A Segunda Congregação de cardeais, realizada nesta quarta-feira, foi aberta com a oração Veni, Sancte Spiritus. Depois, segundo o Vatican News, os cardeais rezaram em sufrágio do Papa Francisco. Nesse momento também, aqueles que ainda não haviam prestado juramento o fizeram, cumprindo assim os ritos protocolares previstos no processo que antecede o Conclave.

A próxima Congregação Geral dos cardeais está marcada para esta quinta-feira (24). Enquanto isso, os fiéis continuam a prestar suas últimas homenagens ao Papa Francisco. Foi comunicado que a Basílica Vaticana permanecerá aberta após as 24h, se necessário, para permitir que todos os que desejarem possam velar o corpo do pontífice.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.